English French German Spain Italian Japanese

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Google BumpTop 2.1.6225

"Imagine um Desktop todo tridimensional, com ícones empilhados e imagens penduradas pelas paredes."


A Área de Trabalho nem sempre é muito organizada, pois fica lotada deícones, não é mesmo? Às vezes até fica cansativa, com aquele bom evelho visual comum, como uma parede cheia de objetos. Isso é frequentee por isso o Google BumpTop se torna uma ferramenta muito interessante:  deixasua Área de Trabalho totalmente tridimensional e dá muito mais vida (equem sabe até funcionalidade) à ela.
Área de Trabalho tridimensional
Assim que você abrir o programa pela primeira vez, será perguntado sequer usar a versão paga (BumpTop Pro) ou a versão grátis (BumpTopFree). Claro, se  comprar o programa, basta escolher a versão Pro. Mas,caso você queira somente desfrutar gratuitamente dele, escolha Free.
Depois disso, a Área de Trabalho ficará tridimensional. Mas antes depoder ver seu novo Desktop, um tutorial de como usar o programa vaiiniciar. É uma boa idéia acompanhá-lo, pois ensina conceitos básicos doprograma. Caso contrário, escolha a opção Skip tutorial.
 

Como usar o seu novo Desktop

Todos os ícones que você já tinha continuam com funcionamento normal  E funcionam basicamente da mesma maneira: você os arrasta e larga peloscantos. É claro que agora há uma certa “física” envolvida. Por exemplo,você pode segurar um ícone e jogá-lo contra os outros para que sejamespalhados pela Área.


Além disso, ao segurar e arrastarnormalmente os objetos para os lados (sem nenhuma pressa), você podependurar coisas, como ícones, fotos e anotações. Como os ícones sãotridimensionais, eles também têm tamanho personalizável. Basta clicarcom o botão direito sobre eles e escolher uma opção chamada Grow para que eles cresçam, ou Shrink para que eles diminuam.
Quer selecionar vários ícones de uma vez só? Basta criar uma seleção, earrastar o mouse com o botão esquerdo pressionado. Se você terminar aseleção no mesmo ponto em que começou, um menu abre automaticamente, eassim você pode criar uma pilha normal (Create Pile), uma pilha por tipo de arquivo (Pile by Type), organizar tudo em grade (Grid), aumentar ou diminuir o tamanho de todos e acessar opções do menu padrão do Windows (More).


Criar pilhas de arquivos

Como dito acima, para criar pilhas, basta selecionar os arquivos e usar as opções Create Pile ou Pile by Type.Quando uma pilha de arquivos é criada, eles ficam literalmenteempilhados. Para acessar o que está contido naquela pilha, você precisadar um duplo clique para abrir uma espécie de superfície com todos osarquivos organizados nela. Para desmanchar a pilha, clique com o botãodireito e selecione Break Pile.

O interessante é a possibilidade de transformar pastas em pilhas, aoclicar com o botão direito sobre elas e usar uma opção chamada Expand to Pile.Assim, quando você der um duplo clique, não será aberta a pasta noWindows Explorer, e sim uma superfície com seus arquivos. Para fazervoltar ao normal, clique com o botão direito e selecione Folderize.


Outra maneira de ver os arquivos que estão dentro de uma pilha é clicar com o botão direito e usar uma opção chamado Fan Out.Após selecionar a opção, basta arrastar o mouse pela tela para criar umrastro de arquivos. Aí é só escolher o seu arquivo clicando sobre ele.E, se for uma imagem, o programa não vai abrir o visualizador doWindows: vai, na verdade, aproximar a câmera dela, como umaapresentação de slides.

Diferentes pontos de vista

Se você clicar duas vezes em uma das paredes do seu Desktop, o programacoloca a câmera em outra perspectiva. Você pode usar o seu Desktop comose fosse uma galeria de arte e sair pendurando fotos pelas paredes! Aí,ao dar um duplo clique sobre a parede, a câmera foca nas imagens.


Ferramentas extras

É provável que você tenha notado que, quando abriu o Google BumpTop pelaprimeira vez, várias novidades já estavam pela tela. Para começar, trêsimagens que funcionam como apresentação de slides de fotos já estão naparede do fundo, configuradas para passar imagens da sua pasta MinhasImagens, do Flickr e do Top de Imagens do programa.

Ao clicar com o botão direito sobre as imagens e selecionar uma opçãochamada More > Change Photo Frame, você define o que você quer vernelas.


Além disso, três novos atalhos aparecem no lado direito: um paraacessar o seu email, um que vai direto para o Facebook, e um paraatualizar o seu Twitter (útil para quem realmente gosta de atualizar oseu “microblog” e colocar Tweets a todo momento direto do Desktop).Quer adicionar lembretes? Clique com o botão direito e selecione Stick Note.

Configurações do programa

Para acessar as opções do programa, há duas maneiras: a primeira éclicar com o botão direito no meio da Área de Trabalho e selecionar More > Settings; a outra é clicar com o botão direito sobre o ícone na Barra do Sistema e selecionar Settings.

As configurações são divididas em várias abas. Na primeira você decidese quer iniciar o  BumpTop automaticamente junto com o Windows, qual Proxy vai usar para o programa e se quer que a visão seja de cima (o desktop padrão, mas com o BumpTop executado).


Na segunda aba (Icons and Physics) você encontra opções que realmente mudam a experiência com o programa. Deixe a opção Always Bump para que os ícones sempre colidam. Auto-Straighten vai se certificar de ajustar o ângulo dos ícones (aumente o número em degrees para que eles girem mais). Em Cycle Photo você escolhe o tempo da transição das imagens. E em Desk Widgets você escolhe quais ferramentas extras você quer ou não deixar.
Visuals permite opções mais gráficas, como escolher a qualidade dos ícones e se quer que as extensões deles sejam mostradas. Já Themes traz várias aparências novas: você pode até escolher imagens personalizadas para usar no chão e nas paredes.
Novidades
Após algumas atualizações, o BumpTop se mostra mais estável ecompatível com praticamente todas as versões do Windows (incluindo onovo 7). O programa dificilmente trava e agora gasta menos bateria dosusuários de notebooks. Até o Twitter e o Facebook ganharam melhorias,pois funcionam diretamente do programa, sem pesar no sistema.

Em português

Agora o Google BumpTop é praticamente todo na língua portuguesa e permite quequalquer um use sem problemas o programa. A maioria dos menus econfigurações dele foram traduzidos em sua última versão.

Movimente-se livremente pela tela

Antes só era permitido configurar o programa para mostrar visõesdiferentes, como de cima ou dos cantos. Agora é possível movimentar-sede maneira totalmente livre pela interface, pressionando para isso Ctrl+ Shift + W, S, A ou D. De acordo com a tecla pressionada (W, S, A ouD), a movimentação será feita de outra forma.

Controle a 
câmera.

Você também podeusar, além das teclas, o botão do meio do mouse (ou a própria rodinhadele), para controlar o zoom e mover-se para os lados.

Suporte ao Windows 7 e tela de toque (touchscreen)

Uma das maiores funcionalidades do Windows 7 é o fato de se poder fazer tudo em touchscreen.Ou seja, ao invés de funcionar como se fosse um mouse, o sistemaoperacional tem suporte nativo próprio, com ferramentas que tornam ouso muito mais simples.
Sendo assim, o BumpTop trouxe compatibilidade total com o sistema, pois permite que tudo seja usado mesmo como touchscreen.Ou seja, você pode arrastar os arquivos e jogá-los pela tela com opróprio dedo. A estabilidade e funcionalidade do programa também forammelhoradas para o Windows 7.


  • Observações
  • Sistema operacional Windows XP/Vista/7
  • Antes de instalar o Google BumpTop você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.
  • Windows  XP / Vista / 7






0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More