English French German Spain Italian Japanese

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mais de 30 dicas para dominar o Android

Truques para plataforma do Google ajudam a economizar tempo e dinheiro, além de proteger seu telefone.

O sistema operacional Android é o oposto iPhone OS da Apple: tem código aberto, é totalmente customizável, e os desenvolvedores não correm o risco de ver seus apps rejeitados sem explicação. Se o iPhone é a obra-prima não-modificável da Apple, a plataforma Android é a tela em branco do Google.  A paleta está em suas mãos, e cabe a você escolher que cores vai adicionar.
Nós reunimos cerca de 40 dicas e truques para ajudá-lo a tirar o máximo do seu telefone Android. Algumas são específicas para o Android 2.0 ou mais recente, mas a maioria é compatível com qualquer versão do sistema operacional. E nenhum desses truques exige que você faça qualquer tipo de jailbreak (desbloqueio).
Então agarre seu telefone, e vamos começar – é hora de você se tornar um mestre do Android.
Otimize sua tela inicial
1. Faça melhor uso do seu espaço ao utilizar widgets – programas dinâmicos que vivem na página inicial. Apenas toque e segure o dedo sobre qualquer espaço aberto, e então selecione Widgets no menu pop-up. Eles estão disponíveis em uma variedade enorme de tamanhos e funções, por isso busque no Android Market para achar aquele que funciona melhor para você.
2. Prefere não ser incomodado por um som toda vez que recebe um e-mail? Acesse o menu de Configurações do Gmail e escolha a opção Silencioso no item Selecionar toque. Você ainda verá alertas de mensagens novas no painel de notificação (no alto da tela), e sempre poderá puxá-lo para obter mais informações. Você pode configurar o aplicativo mensagens de texto (SMS) e quase qualquer outro programa que use sons de alerta da mesma forma.

android1_180.jpg
Aproveite melhor sua tela inicial com Widgets.
3. Coloque os telefones mais usados na memória, para acessá-los com apenas um toque. Pressione seu dedo em um espaço aberto e selecione Atalhos. Então, toque em Contatos e escolha a pessoa em sua lista.
4. Para colocar atalhos para suas páginas favoritas da web na página inicial, toque por alguns segundos qualquer um de seus marcadores em seu navegador e então selecione a opção Adicionar atalho à Página Inicial.
5. Tente usar pastas para manter sua página inicial organizada. Segure seu dedo apertado em espaço vazio e selecione Pastas para criar uma. Para diminuir a bagunça, você pode então arrastar e largar nela apps e contatos frequentemente usados, ou outros atalhos. Para renomear uma pasta, toque e segure o dedo sobre a barra de título enquanto ela estiver aberta.
Conheça os atalhos do Android
6. Organize seus arquivos de forma mais rápida com utilitários como o Astro, um gerenciador de arquivos que permite que você navegue pelo telefone como em um computador, acessando pastas e movendo ou apagando arquivos à vontade.
7. Precisa copiar e colar texto? Toque e segure o dedo sobre qualquer área de entrada de texto. Se você está em uma página da web, toque na tecla Menu e escolha a opção Mais/Selecione o texto.
android6_180.jpg
Com essas dicas, a administração de arquivos ficará mais fácil.
8. Use as Teclas de Atalho (Hotkeys) do Android para fazer de tudo, desde dar zoom em uma página da internet até abrir um programa.
9. Você também pode programar suas próprias teclas de atalho para abrir apps. Acesse o menu principal de Configurações, selecione Aplicativos e então escolha Início Rápido para começar.
10. Se o teclado virtual aparece quando você não quer, toque nele e arraste-o para baixo para que desapareça.
11. Você pode ver a data atual a qualquer hora tocando seu dedo no canto superior direito da tela.
Fique conectado
12. Para transferir arquivos para seu telefone, ligue-o ao seu computador com o cabo USB. Na janela "Conectado por USB", toque no botão Saída USB para que o aparelho apareça como um HD externo em seu computador. Agora você poderá arrastar e largar arquivos como quiser.
13. Gerencie suas músicas – e até importe suas listas de reprodução do iTunes – com o DoubleTwist, um utilitário gratuito para PC. A interface intuitiva do programa faz com que a ferramenta Media Link, da Motorola, pareça uma relíquia.
14. Sincronize seu calendário do Outlook com o telefone de maneira rápida. Instale o Google Calendar Sync no PC e deixe que ele faça todo o trabalho.
15. Para sincronizar seus contatos do Outlook sem utilizar um servidor Exchange, tente o GO Contact Sync, um utilitário Open Source para o seu computador.
16. Coloque seus feeds em dia com a ajuda do NewsRob, um aplicativo interessante (disponível no Market) que sincroniza seu telefone com sua conta Google Reader.
17. Quer ter os bookmarks do navegador do seu PC no seu telefone? Baixe o app MyBookmarks, do Android Market, para importá-los.
18. Fale o quanto quiser sem pagar usando o Fring, um chat gratuito móvel para Android. O Fring permite que você faça ligações pelo Google Talk, Skype e qualquer serviço de telefonia compatível com o protocolo SIP.
19. Use o app Dial Zero (gratuito) para passar direto pelo maçante sistema de menus de empresas como bancos, operadoras de telefonia e centrais de atendimento ao cliente e falar diretamente com um ser humano.
20. Livre-se das ligações chatas ao direcioná-las diretamente para a sua caixa postal. Primeiramente, abra o perfil do “alvo” na sua lista de contatos. Então, pressione o botão Menu, toque em Editar e marque a opção "Enviar direto para o correio de voz" no fim da tela de opções.
21. A mesma tela também possui a opção para customizar os toques para cada pessoa da lista. Toque a opção Campainha e troque o toque de cada pessoa do jeito que preferir.
22. Quer usar seus próprios arquivos de MP3 como ringtones? Sem problema. Crie uma nova pasta em seu cartão de memória e a nomeie como “ringtones”. Copie seus MP3 para lá, e eles irão aparecer automaticamente em sua lista de opções. Pastas nomeadas “alarms” ou “notifications” irão fazer o mesmo por alarmes (como toques do despertador) e notificações.
23. Dê uma olhada no app gratuito RingDroid. Com ele, você pode facilmente editar um arquivo de MP3 para selecionar um segmento específico de uma música para usar como um ringtone ou som de sistema.
android24_180.jpg
Selecione o trecho da música de sua escolha para usar como ringtone.
24. O Android permite que você mantenha inúmeras janelas do navegador abertas ao mesmo tempo. Toque e segure o dedo sobre qualquer link da Web para abri-lo em uma nova janela. Toque na tecla Menu enquanto estiver no browser e selecione a opção Janelas para alternar entre as janelas abertas.
25. Prefere visualizar as páginas da Internet no modo paisagem? Você pode dizer para o Android sempre mostrar os sites dessa maneira. É fácil: selecione a opção Exibir em modo paisagem no menu de Configurações do navegador (não funciona no Android 1.5).
26. O browser embutido do Android não é sua única opção. Tente o Dolphin Browser para se quiser truques bacanas como navegação em abas, comandos por gestos, e a opção de zoom multitoque. Outras alternativas são o Opera Mini e o Skyfire 2.0.
Proteja seu smartphone
27. O Android oferece a opção de utilizar padrões simples para proteger seu telefone; para desbloquear o teclado, você passa seu dedo sobre a tela de um modo específico. No menu principal escolha Tela e Segurança, Bloqueio de Segurança, Tipo de Bloqueio de Segurança e finalmente Bloqueio por Desenho. Siga as instruções na tela para definir o padrão que funcionará como senha.
28. Quer fazer backup (cópia de segurança) das informações do seu telefone? Tente o app MyBackup, que salva seus apps, contatos, textos, e até configurações do seu SD Card ou em um servidor seguro na Internet. Talvez você também queira dar uma olhada no SMS Backup, que periodicamente salva todos os seus textos em sua conta do Gmail.
Aplicativos Essenciais
29. Se você mexe com muitos arquivos Office, o Documents To Go é indispensável. A versão gratuita te dá a capacidade de visualizar arquivos do Word e Excel. Com a versão paga é possível editar os arquivos, além de poder visualizar documentos em PDF e apresentações do PowerPoint.
30. Prefere trabalhar na nuvem? Instale o GDocs ou o ThinkFree Mobile Office, que te conectam facilmente com seus documentos Google Docs.
31. Se um bloco de notas básico é tudo que você precisa, baixe um bloco de notas sincronizado com PC, como o GDocs Notepad With Sync. Ele salva os documentos diretamente na sua conta Google Docs para acesso fácil.
32. Para edição rápida de fotos, o app Photoshop.com Mobile, da Adobe, é ótimo – e gratuito.
33. Anime sua experiência musical no Android com o TuneWiki, que automaticamente encontra e posiciona letras ao lado de suas músicas enquanto elas tocam. Além disso, te dá acesso a rádios de Internet por streaming e alguns recursos legais de compartilhamento em comunidade.
Customize o seu telefone de maneira completa
34. Ajuste o modo como seu telefone se comporta com o Locale, um aplicativo que permite que você crie perfis customizados para praticamente quaisquer circunstâncias, sejam elas baseadas em data, local ou outras condições   – assim, seu smartphone pode mudar automaticamente para o modo modo silencioso quando você chega no trabalho ou deixar a tela mais brilhante durante a noite.
35. Aproveite ao máximo o LED do seu telefone instalando o Missed Call, programinha que faz com que ele pisque em cores específicas quando você não conseguir atender ligações de certas pessoas (apenas no Google Nexus One).
36. Edite o Dicionário do usuário para incluir o seu e outros nomes. Desa maneira, eles irão aparecer no recurso auto-completar quando você começar a digitá-los. Para começar, dê uma olhada em “Idioma e Texto”, no menu de Configurações.





0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More