English French German Spain Italian Japanese

domingo, 9 de maio de 2010

Use o DOSBox para emular MS-DOS no Windows XP e Windows Vista.


À época do seu lançamento, o Windows XP introduziu várias funções interessantes, mas infelizmente algumas tiveram que ser descartadas. Uma delas foi o suporte nativo a programas feitos para rodar em ambiente MS-DOS. Apesar de ser algo compreensível, já que todos os programas com versões em MS-DOS já possuem versões atualizadas para Windows (os que não tem são os que não são mais úteis) isso deixou chateado principalmente as pessoas que gostam de jogos antigos, já que muitos deles rodam nativamente em MS-DOS.
Porém, algum tempo depois, teve incio um projeto de um emulador do ambiente MS-DOS no Windows XP, chamado DOSBox. Atualmente ele já é um projeto estabelecido e o DOSBox se tornou um excelente emulador de MS-DOS. Nesse tutorial, explicarei como usar o DOSBox para que você possa rodar um programa MS-DOS no Windows XP (e Windows Vista).Apesar de lidar com linhas de comando, é tudo bem simples e rápido.

Emulando MS-DOS no Windows XP e Windows Vista com o DOSBox

- Primeiro é necessário que você baixe o DOSBox, após isso instale-o.
- Após a instalação, execute o DOSBox e você verá uma janela como a mostrada na figura abaixo. Nela você terá que dar alguns comandos para executar o programa que você deseja emular.


- Um detalhe importante que você deverá notar é que o DOSBox é desenvolvido por pessoas de língua inglesa, então como eles não usam acentos ou cedilha, o teclado deles é diferente do nosso, falantes de português, o que causa alguma confusão na hora de dar os comandos. Por exemplo, a tecla para digitar ‘;’ no DOSBox é a de ‘Ç’ no nosso teclado. Para evitar esses problemas, logo ao iniciar o DOSBox você pode pressionar Ctrl + F1 para ver a disposição das teclas (clique em Exit lá embaixo para voltar). Ou simplesmente comparar com a foto abaixo.


Agora é o momento que você deve dar os comandos. Nesse exemplo eu emularei o jogo Betrayal at Krondor, um RPG excelente lançado em 1993 usando o MS-DOS como plataforma. No meu caso, o jogo Betrayal at Krondor está instalado na pasta ‘D:\Betrayal_at_Krondor’, então basta você adaptar o exemplo dado aqui à sua situação.
Primeiro será necessário monstar o diretório onde o jogo está instalado, para isso dê o seguinte comando: mount c D:\Betrayal_at_Krondor . Se você tiver dado o comando corretamente, verá uma mensagem como a mostrada na figura abaixo.


- Agora que você montou o diretório em C (aquela letra logo depois do comando mount é onde você deseja montar o diretório, recomendo qualquer uma exceto A, B e Z) você terá que mudar para o diretório. Para isso basta digitar ‘C:’. Agora que você já está no diretório onde o jogo está instalado, basta executar o programa digitando o nome de seu arquivo executável. No meu caso o executável do jogo Betrayal at Krondor é ‘KRONDOR.EXE’, então digitarei ‘KRONDOR.EXE’ e pronto, o jogo começará a ser emulado exatamento como seria se eu estivesso jogando nativamente no MS-DOS.


Mais alguns detalhes importantes.
- Isso é um emulador, por isso não há garantia que o seu programa funcionará perfeitamente. Mas devido ao DOSBox estar num estágio bem avançado, é provável que a emulação corra bem.
- Para passar para o modo de tela cheia, pressione Alt + Enter.
- Caso o jogo esteja rápido demais, pressione Ctrl + F11 para diminuir o número de ciclos ou se estiver lento, pressione Ctrl + F12 para aumentar o número de cliclos.
- Se você estiver tendo erros ao executar o program ou outros erros estranhos, tenha certeza que nenhum arquivo dentro da pasta onde está instalado o seu programa MS-DOS a ser emulado esteja marcado como somente leitura. Caso esteja, vá nas propriedades desse arquivo e desmarque.
É isso. Agora você pode voltar a jogar aquele jogo antigo ou usar algum programa que tenha somente versão em MS-DOS.




0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More