English French German Spain Italian Japanese

terça-feira, 8 de junho de 2010

Hacker é preso em flagrante por extorsão a banco em São Paulo

João Sperandio Neto, de 24 anos, invadiu sistemas e roubou senhas dos diretores; para resolver brecha, pediu 500 mil dólares.



Um hacker de 24 anos foi preso na quinta-feira (3/6), em São Paulo, acusado de extorquir um banco de investimentos. A prisão foi divulgada pela polícia no domingo (6/6).

Em 31 de maio, o acusado João Sperandio Neto, de 24 anos, entrou em contato com o banco, por e-mail, dizendo ter invadido os sistemas e obtido dados sigilosos.

Em 1.º de junho, fez outro contato, quando ficou combinado um encontro no feriado de 3/6, na própria sede do banco, na região da Avenida Paulista. Com ajuda da Delegacia de Repressão a Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos da Polícia Civil de São Paulo, o rapaz foi preso em flagrante.

"Ele passou uma mensagem, assinando com outro nome, dizendo que tinha quebrado o sistema de segurança do banco, que possuía a senha dos diretores, e que tinha a solução para isso", explicou o delegado Massilon Bernardes Filho. "No dia seguinte ele passou outra mensagem, com outro nome, dizendo que ele conhecia o hacker e que ele tinha pedido 2 milhões, mas poderia fazer o serviço por 500 mil. Depois, por telefone, ele aceitou um encontro com a diretoria do banco, compareceu e foi preso."

O delegado conta que Sperandio Neto já tinha antecedentes criminais. Em 2008, ele havia sido indiciado por furto qualificado e formação de quadrilha, justamente por desviar dinheiro de contas bancárias, mas respondeu ao processo em liberdade. "Apesar de haver um processo em andamento, ele fez um acordo com o banco", disse Bernardes.

A polícia não revelou o nome do banco. Sperandio Neto foi acusado de crime de extorsão. Se condenado, poderá cumprir pena de quatro a 10 anos.


2 comentários:

Franklin Leonardo Silva disse...

Se reamente exirtir essa fragilidade no sistema do banco, com a senhas dos diretores imagine a fragilidades banco de dados das senhas dos cliente que sempre fica em segundo plano!!!

Anônimo disse...

Não sei pq não divulgaram, mas o Banco mencionado chama-se Banco Daycoval situado na av. paulista, 1793...Não existe uma falha, mais diversas...
E o pior que este hacker extorquiu o Bradesco e eles pagaram!!!! Um absurdo!!!!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More