English French German Spain Italian Japanese

terça-feira, 8 de junho de 2010

Safari 5.0

O Safari 5 ganhou do Firefox 3.6 na velocidade e está muito fácil de usar. Pena que traz resquícios da usabilidade em Mac

 

 "Com o novo suporte ao HTML5, o Safari melhora a experiência de navegação de seus usuários, destaca-se também seu novo recurso "Leitor", que facilita a visualização de artigos na Internet"



Cada vez mais popular, e disponível em Mac OS X, Windows e no iPhone, o Safari na versão para Windows possuía algumas características que incomodavam algumas pessoas, seu visual era idêntico ao da versão para Mac OS X e até a maneira como desenhava as fontes na tela seguia o padrão Mac. Sempre pareceu um programa no lugar errado e, com o surgimento de concorrentes como o Google Chrome 5  ameaçava ficar para trás na nova corrida dos navegadores.



Novidades

A versão 5 do Safari se destaca principalmente pelo suporte ao novo padrão HTML5, que traz para o próprio navegador a responsabilidade de renderizar animações e reproduzir conteúdos multimídia complexos, conseguindo com isso novos recursos e maior fluidez durante a exibição. A reprodução de vídeos, por exemplo, conta com exibição em tela inteira e a visualização de legendas.
A nova versão trouxe também o suporte a extensões, permitindo que os usuários adicionem novas funcionalidades ao navegador. A nova ferramenta "Leitor" adicionada ao navegador, detecta textos de artigos existentes nas páginas visitadas e nos permite destacá-los, ocultando propagandas e outros elementos que normalmente incomodariam a sua leitura.

Instalação

A instalação do programa oferece uma série de outros programas dispensáveis que incluem um complemento de sistema para detecção de dispositivos compatíveis - Bonjour for Windows - e uma ferramenta para atualizar programas da Apple automaticamente - que só serve para ocupar memória quando não há atualizações disponíveis.
Alguns recursos do programa dependem da instalação de placas de vídeo compatíveis com aceleração em hardware, o recurso Top Sites que lista as páginas mais visitadas em um painel com prévias de cada uma delas e o histórico do programa aproveitam o estilo de apresentação Cover Flow popularizado pelo iTunes e não funcionam em computadores com placas de vídeo ou DirectX desatualizados.

Navegação e recursos

Quando posto à prova em uso regular, o Safari se sai muito bem. Apesar do visual simples, o programa possui recursos poderosos, equivalentes aos disponíveis nos concorrentes. A barra de endereços apresenta sites visitados e nos favoritos que contém as palavras digitadas nela, a barra de buscas sugere termos de busca e lista pesquisas feitas anteriormente.
O programa funciona como se espera de um navegador, as respostas a comandos são rápidas, é possível abrir novas páginas em diferentes abas, bloquear janelas pop-up, navegar sem deixar vestígios para outros usuários ou para os próprios sites, ver conteúdo multimídia com o uso de plugins, verificação ortográfica e suporte a feeds RSS.


  • Observações
  • Sistema operacional Windows XP/Vista/7
  • Antes de instalar o Safari você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.
  • Windows  XP / Vista / 7









0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More