English French German Spain Italian Japanese

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Em casa ou no trabalho, o Dell Vostro 3500 dá conta do recado

Apesar de ser voltado a empresas, notebook também pode agradar o usuário doméstico.


Produzida pela Dell, a linha Vostro de portáteis é oficialmente direcionada a pequenas empresas, mas suas configurações flexíveis e preço baixo também a tornam atraente ao usuário usuário doméstico. É o caso do Dell Vostro 3500. O modelo que analisamos neste artigo vem com processador Intel Core i5 M520 de 2,4 GHz, 6 GB de memória RAM padrão DDR3 1066, HD Seagate de 500 GB de 7500 RPM e sistema operacional Windows 7 Professional. O chip de vídeo, uma GPU NVIDIA GeForce 310M, merece destaque: significa que o usuário não terá problemas para assistir vídeos em alta definição, rodar aplicativos que tiram proveito da GPU para acelerar tarefa como a conversão de vídeo ou processamento de imagens e até rodar alguns jogos atuais nos momentos de lazer.


A máquina também conta com modem 3G, rede Wi-Fi 802.11 b/g/n e rede Gigabit Ethernet, além do Bluetooth 2.1. Há três portas USB 2.0, saídas de vídeo VGA e HDMI, conector e-Sata (interface para HDs externos, mais veloz que a USB), slot de expansão ExpressCard 34 e leitor de cartão de memória compatível com cartões SD, MMC e Memory Stick.


O modelo que testamos possui monitor de 15,6 polegadas com tratamento anti-reflexo, resolução de 1366 por 768 pontos e webcam de 2 megapixels integrada. No total a máquina mede 37,6 centímetros de largura por 25 cm de profundidade e 3,1 cm de altura, com peso de 2,5 quilos. A estrutura é de alumínio, e há um sensor de queda que retrai o braço do HD de modo a proteger o disco de possíveis danos causados por um impacto.

Testes

Nessa configuração o Vostro 3500 tem dois itens que merecem destaque: o processador Core i5 e a GPU GeForce 310M. O processador, com tecnologia dual-core, faz parte de uma nova geração de produtos da Intel com controlador de memória embutido, o que aumenta o desempenho da máquina. Para testá-lo fizemos um teste de conversão de vídeo, que exige bastante do processador.




Conectores do Vostro 3500
O teste já é padrão em nosso lab: convertemos um clipe em alta definição (1280 x 720 pontos, formato AVI) com 10 minutos de duração para o formato do iPhone usando o software Handbrake. Para completar a tarefa o Vostro 3500 levou dois minutos e 26 segundos. Como referência, considere que o mesmo processo em um notebook com processador Core 2 Duo de 2 GHz  e 2 GB de RAM levou quatro minutos e dois segundos para ser completado.



Detalhe do teclado e das teclas de atalho para multimídia

Graças à GPU da NVIDIA conseguimos rodar jogos como Dirt 2 e Tom Clancy’s H.A.W.X. Dirt 2 é um jogo atual, com gráficos exigentes e rodou a 29 quadros por segundo com nível de detalhes gráficos no médio. Próximo o suficiente do "mínimo" de 30 quadros por segundo para que os gráficos não atrapalhem a diversão. H.A.W.X rodou "liso" mesmo com o nível de detalhes no máximo, chegando a 78 quadros por segundo, acima do ideal de 60 quadros por segundo. Vídeos em alta definição também rodaram sem nenhum problema de desempenho ou de "paradinhas" entre os quadros.


Teclado do Vostro 3500 com backlight ativado

O teclado é muito confortável e iluminado, recurso que é acionado manualmente com uma tecla de função. Apesar do Vostro 3500 ser um modelo corporativo, o teclado inclui teclas de atalho para funções multimídia. O som demonstrou fidelidade, principalmente quando usamos fone de ouvido.

Duração de bateria

O Vostro 3500 vem com bateria de seis células. Em nosso teste com o software Battery Eater em uso leve, a bateria levou três horas e 34 minutos para descarregar. Sob uso intenso a autonomia foi bem pior: uma carga durou apenas uma hora e 28 minutos.

Em testes práticos, navegando pela internet usando a interface Wi-Fi e utilizando softwares como planilhas, Word e Outlook, a bateria suportou duas horas e 41 minutos.

Conclusão

O Vostro 3500 possui um processador com alto desempenho e recursos interessantes como o sistema de proteção do HD e um sistema de biometria (leitor de impressões digitais), que pode ser usado para garantir que apenas de pessoas autorizadas tenham acesso ao sistema.

Com um peso de 2,5 quilos e uma tela de 15,6 polegadas, não se pode dizer que é um notebook pequeno. Mas a combinação de uma GPU NVIDIA e o processador Core i5 significa que ele pode até mesmo ser considerado como substituto de um desktop doméstico, graças ao bom desempenho em tarefas multimídia como jogos e reprodução de vídeo. A autonomia da bateria, entretanto, não foi uma das melhores. Um executivo em viagem de negócios, por exemplo, pode gastar mais de duas horas e meia só em tempo de espera no aeroporto (e nem sempre com uma tomada livre por perto), sem contar o tempo de viagem propriamente dito.

Interessante notar que, apesar dos 6 GB de memória RAM, não notamos diferença no desempenho quando comparamos os resultados com outros notebooks com 4 GB de RAM. É interessante levar isso em consideração, pois pode haver quase 300 reais de diferença no preço final e é improvável que mesmo um pequeno ou médio empresário, que vive entre planilhas e e-mails, precise de tudo isso.






1 comentários:

Paulo Cesar disse...

Vocês testaram o modem 3g?

Ja vi relatos de que falte o hardware e haja somente o espaço para colocar o chip.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More