English French German Spain Italian Japanese

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Roteador WRT54GH, da Cisco, é boa opção para rede sem fio doméstica

Modelo da linha Linksys utiliza o padrão 802.11g, tem bom alcance de sinal e oferece nível de segurança elevado, com preço acessível.


Apesar do padrão Wi-Fi 802.11n ser um padrão estabelecido desde setembro de 2009, roteadores com padrão 802.11g ainda são boas soluções para redes domésticas. Para uma residência, tanto o alcance do sinal do padrão 802.11g, quanto a sua velocidade, são suficientes para ter uma rede sem fios de forma funcional e com preço acessível.

É o caso do roteador WRT54GH (linha Linksys), da Cisco, que tem preço sugerido de 119 reais. A primeira característica que chama a atenção é o seu tamanho. Tem apenas 11 centímetros de lado e 3,2 cm de espessura.

Outra particularidade é a ausência de uma antena externa; aliás, a linha Linksys já vem adotando essa técnica em vários modelos de seus roteadores.


Roteador Wi-Fi WRT54GH: compacto e simples de instalar
A antena do WRT54GH é do tipo utilizado em celulares (Planar Inverted F Antenna). Leva esse nome simplesmente porque tem a forma de uma letra F invertida.

No caso desse roteador, ela fica na parte de cima e tem um formato adaptado para as dimensões do aparelho. Segundo a empresa, esse formato permite melhor recepção cobrindo 360º na transmissão e recepção do sinal.


Conectores da parte traseira do WRT54GH

Em nossos testes, o roteador manteve uma boa qualidade de sinal com um notebook a 30 metros de distância do roteador. O ambiente foi o andar do prédio, com o roteador localizado no extremo do andar e não havia anteparos para o sinal.

Resolvemos dificultar um pouco mais o teste e fechamos a porta da sala onde estava o roteador. O sinal caiu, porém, foi algo sutil. Ainda foi possível acessar a web com o notebook a 25 metros de distância do roteador.
A segurança é um ponto de destaque para o WRT54GH. Além das chaves tipo WEP (64 e 128 bits), tem também WPA-Personal e WPA2-Personal. Não é comum encontrar a chave de segurança tipo WPA2 em roteadores domésticos.


Antena interna do WRT54GH destacada em vermelho
Esse tipo de chave implementa uma criptografia mais forte que o WPA e WEP e está presente apenas em produtos mais recentes.

A instalação do WRT54GH não requer nenhum conhecimento técnico, pois o CD de instalação possui software tipo wizard, que instrui passo-a-passo os procedimentos, inclusive com ilustrações de onde e como devem ser feitas as conexões entre modem, roteador e o PC.

O WRT54GH traz quatro conectores para rede cabeada padrão Ethernet, como a maioria dos roteadores, e também há um botão liga/desliga.







0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More