English French German Spain Italian Japanese

terça-feira, 20 de julho de 2010

Surgem as primeiras impressões sobre o Windows Phone 7

A Microsoft está dando aos jornalistas uma rara oportunidade de “dar uma espiadinha” no seu novo sistema para smartphones meses antes do lançamento. Veja quais são as primeiras opiniões


A Microsoft está tão desesperada em provar o valor do Windows Phone 7 no ferozmente competitivo mercado de smartphones que a empresa já está demonstrando “previews técnicos” paa a imprensa, meses antes do lançamento oficial da plataforma no fim do ano.

Entre os sites que já estão testando o Windows Phone 7 estão o Engadget, Boy Genius Report e Information Week, que usaram o sistema em um aparelho protótipo da Samsung que nunca será lançado no mercado. A partir destes previews podemos ter uma boa idéia do que há de bom, e de ruim, no Windows Phone 7. Veja a seguir o que agradou, e o que desapontou, os especialistas.

Agradou: interface consistente e ágil

Chamem-me de fútil, mas sempre fiquei incomodado ao ver como mesmo os melhores smartphones Android sequer chegam perto do iPhone em termos de resposta da interface. Realmente acredito que isto faz a diferença na cabeça dos consumidores, e com o Windows Phone 7 a Microsoft mostra que interfaces rápidas e com ótima resposta não são exclusividade da Apple.



Windows Phone 7: interface com "painéis" e integração com o XBox Live

Desapontou: faltam recursos

Já sabemos há meses que o Windows Phone 7 não irá suportar copiar e colar, multitarefa em aplicativos de terceiros ou HTML5, mas não custa repetir. Não importa quão bom seja o trabalho da Microsoft no Windows Phone 7, a ausência destes recursos será uma pedra no sapato da plataforma.

Agradou: o teclado virtual

Tanto o Engadget quanto o BGR elogiaram o teclado virtual do Windows Phone 7. Teclas como ponto e vírgula estão sempre presentes e há até um botão paa emoticons, mas mais importante, o teclado parece ser bastante preciso. Com um teclado virtual como esse, quem precisa de um teclado físico?

Desapontou: office limitado

Em teoria, a edição de documentos deveria ser um dos principais destaques do Windows Phone 7, com seu suporte a versões “mobile” do Microsoft Office. Mas como nota o Engadget, o software tem várias limitações. Não dá para mudar fontes, copiar ou colar, há uma seleção limitada de cores para o texto e não é possível criar novos documentos do PowerPoint no telefone. Os usuários não deveriam ser obrigados a procurar soluções alternativas para problemas como estes.

Agradou: o botão da câmera

Mesmo em smartphones, gosto de tirar fotos com o aparelho na posição paisagem (tela “deitada”). O problema é que a maioria dos aparelhos requer uma verdadeira manobra para apertar o botão na tela com um dedo enquanto seguro o telefone com os outros. O Windows Phone 7 resolve o problema com um botão dedicado à câmera na lateral do aparelho, exatamente no mesmo lugar onde ficaria o botão do obturador em uma câmera digital. Este botão também pode ser usado para ir direto à câmera mesmo quando o telefone está “travado” ou desligado.

Desapontou: o mistério do Xbox Live

A rede online para jogos da Microsoft vai ter algum papel no Windows Phone 7, mas a empresa ainda não apresentou uma visão coesa de como tudo irá funcionar, e jogos estão ausentes nos previews mostrados à imprensa. Notícia: jogos são MUITO populares em smartphones, e a Microsoft precisa se certificar de que este recurso não vai ficar em segundo plano.

Empate: a interface

As reações à interface do Windows Phone 7 são mistas. BGR criticou severamente vários de seus aspectos, como o discador frustrante e a falta de um menu para alternar entre aplicativos, enquanto o Engadget elogiou o visual único, porém prático, e sua habilidade de “sair da frente” e levar os usuários direto ao conteúdo que lhes interessa.



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More