English French German Spain Italian Japanese

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pragas virtuais: Brasil é terceiro em ranking de infecção

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países com mais infecções de PCs por malware, atrás apenas de Estados Unidos e China, informou a Microsoft nesta quinta-feira (30/9), com base nas estatísticas de um ano do uso de seu software de segurança Microsoft Security Essentials.
Dados divulgados pela empresa em seu blog “Microsoft Malware Protection Center” revelam que, dos micros instalados no País – e que utilizam o Microsoft Security Essentials –, 586.888 acusaram ataques. É pouco menos que as ocorrências registradas na China (693.347) e mais que o dobro do Reino Unido (212.875).


Os cinco malwares mais identificados no Brasil no primeiro ano de uso do Security Essentials, segundo a Microsoft, foram o Autorun (cerca de 1,1 milhão de ocorrências), Conflicker (550 mil), Iframeref (500 mil), Bancos (450 mil) e Wimad (300 mil). Os números são aproximados.
No blog, a Microsoft ressalta que o malware Bancos, projetado para roubar senhas bancárias dos internautas, é “único no Brasil”.
De acordo com a Microsoft, desde seu lançamento o pacote Security Essentials foi instalado em 31 milhões de computadores. Destes, 87% (27 milhões) reportaram infecções.
Os Estados Unidos lideram a lista de país com mais instalações. No ranking que exclui os EUA, o Brasil aparece em primeiro, com quase 2,5 milhões de instalações. Reino Unido, Alemanha e Japão vêm em seguida, com instalações na faixa entre 1,5 milhão e 1,8 milhão.
Lançado em outubro de 2009, o Microsoft Security Essentials é fornecido gratuitamente e está disponível em 27 línguas. Embora sua instalação seja grátis, a Microsoft alerta que é necessário ter um Windows original.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More