English French German Spain Italian Japanese

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Pronto para o Firefox 6? Veja o que vem por aí

Embora ainda em estágio de desenvolvimento, navegador já dá sinais de um futuro promissor



O Mozilla Firefox 5 mal entrou em estágio beta, mas graças ao novo e mais ágil cronograma de desenvolvimento do projeto a versão seguinte do navegador já está viva e disponível para testes.
Chamado “Firefox Aurora” e parte de um canal de versões pré-beta, o navegador dá tanto aos usuários quanto aos desenvolvedores “mais controle sobre  navegação e ambiente de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho”, de acordo com um post recente no blog da Mozilla.
Embora a versão final do Firefox 6 só vá estar disponível ao público em geral em agosto, versões preliminares do Aurora para Linux, Mac OS X e Windows já podem ser baixadas na página “Futuro do Firefox” no site do projeto Mozilla.

Versões ainda tão cruas “não são para os fracos”, como diz a Mozilla, mas elas servem como uma boa amostra do que está por vir. Aqui estão alguns recursos interessantes que poderemos encontrar no Firefox 6.

Mais controle sobre permissões

A nova janela de Gerenciamento de Dados é uma interface que permite que os usuários determinem quando acesso cada site terá a dados como cookies, senhas e informações de localização.  Este recurso ainda é experimental, mas os usuários já podem testá-lo digitando about:permissions na barra de endereços do navegador. Mais informações sobre este recurso estão disponíveis em um post escrito por Sid Stamm, que trabalha com privacidade e segurança na Mozilla Foundation

Menor tempo de inicialização

Usuários “pesados” do recurso Panorama do Firefox 4, que permite organizar abas em grupos, agora podem carregar estes grupos apenas quando o Panorama estiver habilitado, graças ao recurso “Panorama on Demand” do Firefox 6.

Com isso o navegador leva menos tempo para iniciar, já que não precisa carregar todos os grupos de uma vez, o que segundo a Mozilla resulta em uma experiência melhor no geral.

Melhor desempenho no Linux

Falando em velocidade, o Firefox 6 será a primeira versão onde os usuários Linux poderão notar o ganho de desempenho resultante do uso de novas ferramentas de desenvolvimento, como o GCC 4.5. Segundo os desenvolvedores, o navegador agora tem desempenho similar à versão Windows no mesmo hardware.

Melhor gerenciamento de plugins

O navegador agora é capaz de verificar rapidamente a compatibilidade de plugins instalados diretamente a partir do Gerenciador de Complementos, graças a um recurso chamado Plug-in Check.

HTML5 e mais

Além das inúmeras melhorias para os usuários, o Firefox 6 terá vários novos recursos para os desenvolvedores, incluindo suporte aprimorado a HTML5, DOM level 3, eventos enviados pelo servidor, tecnologias de rede e outras ferramentas projetadas para facilitar o desenvolvimento de aplicativos web avançados.

Uma nova ferramenta chamada “Scratchpad” permite que os desenvolvedores criem e testem rapidamente trechos de código JavaScript diretamente no navegador, e o Web Console ganhou novos recursos. Uma lista completa dos recursos para desenvolvedores disponíveis no Firefox 6 está em uma página no site da Mozilla.

O Firefox 4 pode ter feito muito sucesso, mas o futuro do Firefox 6 já é muito promissor. Mal posso esperar.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More