English French German Spain Italian Japanese

sexta-feira, 26 de março de 2010

Como configurar a placa gráfica para obter melhor imagem ao jogar

Além de ajustes feitos nos próprios games, os drivers da nVidia e da AMD podem ajudar na busca por melhoria da qualidade.

Se você possui uma placa de vídeo discreta (instalada em um slot do PC) e executou jogos sem alterar as configurações do driver dela, é provável que você não esteja aproveitando todo o potencial que a GPU pode proporcionar na hora de jogar. O painel de controle do driver possui características que podem tornar o gráfico mais detalhista, aumentado a sensação de realidade.

Os fabricantes de placas de vídeo AMD, nVidia e mesmo Intel melhoraram muito seus chips gráficos e, em consequência, os ajustes dos drivers ganharam mais controles a ponto de alguns deles se tornarem complexos demais para o usuário comum.

Um PC com placa de vídeo poderosa o suficiente para executar um game 3D de última geração acima de 90 ou 100 quadros por segundo, pode também melhorar a qualidade dos gráficos. Como resultado final, a experiência geral do jogo fica melhor.

Vale frisar que este tipo de configuração requer paciência, e muito do sucesso da empreitada depende de ajustes feitos na base da tentativa e erro. É preciso alterar uma característica, ir para o jogo, testar para ver o resultado, ajustar novamente e repetir o o processo para as demais configurações até encontrar o equilíbrio ideal entre obter bons gráficos sem prejudicar desempenho e a jogabilidade.

Atenção leitor:
Antes de executar qualquer ajuste nas configurações do computador, HD, lembre-se de fazer um backup de segurança do registro do sistema, criar um ponto de restauração e fazer backup dos seus dados.

Todas possibilidades de configuração a seguir foram feitas no Windows 7 e boa parte delas funciona no Vista também. Já quem tem Windows XP pode encontrar diferenças, pois alguns recursos, principalmente o DirectX 10 e 11 não estão disponíveis nesta versão do sistema operacional.

NOS GAMES

Comece com as configurações do game

Os ajustes do jogo oferecem mais otimizações do que as configurações feitas por meio do software da placa. Por exemplo, se um jogo oferece a opção antialiasing, o melhor a fazer é configurar tal característica a partir do game em vez do painel de controle do driver da placa. Assim, você sentirá no jogo um melhor desempenho em conjunto com melhor qualidade de imagem.


Textura e filtro anisotrópico

É muito comum ficar tentado a incrementar a função de antialiasing. É até natural pois, por meio dela, os gráficos de objetos e personagens não apresentam efeito serrilhado nas bordas, tornando as figuras mais reais.
Mas se os detalhes da textura permanecerem baixos, o visual via continuar insatisfatório. A filtragem anisotrópica oferece visão mais ampla do ambiente, mais especificamente da profundidade. Quanto maior o valor desse filtro, mais objetos serão vistos a distâncias maiores.
As placas de vídeo mais atuais podem ir até o valor 16x sem perder muito desempenho. Há jogos em que é melhor perder um pouco de desempenho do que os detalhes. É o exemplo de games de corrida ou simuladores de vôo, onde é importante visualizar os adversários a grandes distâncias.


Não aumentar o detalhe de sombras

Quando estamos jogando, o movimento é constante e, geralmente, não paramos para olhar a paisagem. As sombras em níveis elevados podem ser muito envolventes, oferecendo mais realismo, mas só notamos isso quando estamos parados no jogo.
Com movimento constante, você não verá diferença entre sombras com nível de detalhamento alto e nível de detalhamento médio, por exemplo. E manter o nível alto dos detalhes de sombras pode causar perda considerável de desempenho.

Não use DirectX 10 e 11 com placas gráficas de baixo custo

Não nos entenda de modo errado: as versões do DirectX 10 e 11 oferecem aumento substancial de desempenho nas qualidades de gráficos 3D. A capacidade de executar mais instruções em menos tempo do DirectX 11 pode até mesmo incrementar o desempenho de jogos desenvolvidos mesmo antes do DirectX 11.
Porém, placas gráficas de baixo custo possuem chips que não acompanham a evolução das APIs (Interface de programação de aplicativos, na sigla em inglês), que é o caso do DirectX.
Uma placa dessas até roda jogos em cima do DirectX 11, mas o resultado é uma performance baixa, com o jogo obtendo movimentos espasmódicos. Nesse caso, é melhor usar a versão 9 do DirectX para obter melhor fluidez de movimentos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More