Raposa, águia azul, beija-flor e muito mais. Conheça os bichinhos (e os não bichinhos) da empresa Mozilla, criadora do navegador Firefox.
ocê conhece cada um dos ícones que acompanha os produtos da Fundação Mozilla? Pois já deve ter percebido que muitos deles são bichinhos simpáticos e têm tudo a ver com aquilo que representam.
Conheça aqui a galera da Mozilla e entenda de onde surgiu cada um dos pequenos coleguinhas que estão em nosso computador todos os dias.
Firefox
O mais conhecido dos produtos da Mozilla é certamente o navegador Firefox, que tem como mascote uma raposa. Epa, mas espere aí! Não é uma raposa?
Thunderbird
Entre os projetos da Mozilla, o Thunderbird é um dos mais conhecidos, pois conta também com a navegação em abas, gerenciador de endereços e atividades, complementos e muito mais. A ideia é levar a experiência de troca de emails para um patamar em que a facilidade seja a mesma daqueles bichinhos treinados dos tempos remotos.
SeaMonkey
O projeto antigamente recebia o nome de Suíte Mozilla, que continua não tendo nada a ver com o querido passarinho do SeaMonkey. Aliás, ele é todo estilizado, portanto não tem como saber sua raça. Mas lembra bastante o passarinho de nome “azulão”, muito encontrado aqui no Brasil.
Sunbird
Fácil de usar, o Sunbird ainda remete ao passarinho devido à sua promessa de leveza e estabilidade na hora de anotar e salvar os compromissos, assim como o voo do beija-flor.
BugZilla
Por ser de código aberto, muito daquilo produzido para os mais diversos projetos da Mozilla (como os próprios complementos do Firefox, por exemplo) são criados por voluntários. O BugZilla e sua formiguinha garantem que nada esteja fora do lugar, criando uma varredura no projeto desenvolvido.
Fennec
O Firefox para celulares é conhecido como Fennec. Seu nome se dá devido a uma raposa do deserto, de tamanho menor do que a normal. Por se tratar da versão “menor” do navegador, nada mais justo do que receber este apelido carinhoso.
E, por último, o dinossauro
Para terminar o levantamento do zoológico da Mozilla, deixamos para o final o dinossauro vermelho da empresa. Ele nada mais é do que o mais antigo e mais conhecido animal da antiguidade e representa o rei dos animais, que tem sua história contada até hoje.
Os “não bichos”
Pelo menos dois dos projetos experimentais da Mozilla não contam com bichos para representá-los, mas ainda sim seguem o estilo de representação daquilo que o projeto traz para a mesa.
O Jetpack (literalmente, “mochila de propulsão”) traz os dois foguetes na forma de mochila. A ideia da ferramenta é deixar que cada um contribua para a web, através da construção de aplicativos para o Firefox com tecnologias web que você já conheça. Ou seja, melhorar o navegador e deixar que você “voe” com sua imaginação para construir ferramentas legais.
Livres, mas nem tanto
Os bichinhos da Mozilla, apesar de contar com alguns ameaçados de extinção (como o caso da própria “raposa” do Firefox) continuam livres por aí. Entretanto, as marcas não são liberadas para uso, apesar de os programas contarem com o código aberto. Então, fique esperto na hora de usar qualquer um desses animaizinhos em seus projetos.
Fonte baixaki
0 comentários:
Postar um comentário