HP Mini 210-1050br vem equipado com modem 3G, teclado confortável e sistema de inicialização rápida, mas preço é acima da média.
Testamos o netbook HP Mini 210 – 1050br. A HP sempre se destacou pelo acabamento de seus equipamentos e esse portátil não é diferente: com gabinete predominante na cor prata e com desenhos geométricos sutis na tampa, o Mini 210 chama a atenção.
As dimensões são de 26,8 centímetros de largura por 17,8 cm de profundidade e 2,8 cm de altura. O peso é de 1,36 quilo. O modelo 1050br vem com bateria de seis células, o que torna esse netbook um pouco mais pesado do que outros modelos da mesma categoria.
O hardware é baseado em um processador Intel Atom N450 (1,66 GHz), e o chip responsável pelos gráficos é o Intel Graphics Media Accelerator 3150. A tela tem 10,1 polegadas (1024 por 600 pontos) e conta com a tradicional webcam de 1,3 megapixel fixada na borda superior. Há 2 GB de RAM, no padrão DDR2 800 e o disco rígido é generoso: 320 GB. O sistema operacional que vem instalado é o Windows 7 Starter.
O HP Mini 210 usa um processador Atom com baixo consumo de energia, o que combinado à bateria de seis células garante boa autonomia tanto em tarefas leves, como o uso de processadores de texto e navegação na web, quando nas mais exigentes, como a reprodução de vídeo em alta definição.
Netbooks não são máquinas de alto desempenho, mas o HP Mini 210 dá conta do recado seja no uso de softwares de produtividade, como o Microsoft Office, por exemplo, quanto no acesso à web (via Wi-Fi, 3G ou por cabo), sem que o usuário sofra com travamentos ou lentidão.
O processo levou 18 minutos e quatro segundos para ser realizado. Já um netbook com processador Atom 330 levou nove minutos e 43 segundos para realizar a mesma tarefa. Mas vale lembrar que o Atom 330 tem dois núcleos (é um modelo "dual-core"), portanto é de se esperar que ele complete a tarefa na metade do tempo.
serve como um apoio
O teclado do HP mini 210 é confortável. O bom espaçamento entre as teclas permite digitar sem que os dedos fiquem "espremidos". Um detalhe que garantiu o conforto é que as teclas de função (F1 a F12) foram eliminadas (solução que a Dell já havia adotado no Mini 9).
As teclas de função ainda podem ser usadas com combinações com a tecla Fn mais o teclado QWERTY. É uma solução interessante que não causa problemas, pois é fato que as teclas de função são pouco utilizadas no dia-a-dia, especialmente em netbooks.
O HP Mini 210 traz um recurso interessante de inicialização rápida, que permite "dar boot" em apenas oito segundos. O segredo está em um sistema Linux customizado, que permite acesso rápido à web, fotos, vídeos e Skype sem que o usuário precise esperar pelo Windows. É um recurso que ajuda quando se está com pressa. Quando o usuário quiser voltar ao Windows, basta um simples clique no ícone de saída. É possível remover essa opção de boot a qualquer momento pelo painel de controle.
O maior destaque fica por da autonomia de bateria. O fato do processador ter apenas um núcleo e o chip gráfico embutido ajudam nesse quesito mas o HP mini 210 - 1050br conta com um reforço a mais: a bateria possui seis células.
Em nossos testes com o software Battery Eater, a bateria levou seis horas e 45 minutos para descarregar em uso leve. Sob uso mais intenso, a autonomia foi de quatro horas e 59 minutos. No teste prático, utilizamos o netbook com aplicações corriqueiras como Word, Excel, PowerPoint. Também acessamos a web via Wi-Fi, inclusive assistindo a vídeos do youtube por 30 minutos. Nesse caso, a bateria segurou a carga por cinco horas e 31 minutos.
Isso é bastante conveniente para um netbook, já que a mobilidade é um item muito importante para essa categoria. O modem 3G também foi muito bem vindo, pois assim é possível aliar a portabilidade do netbook ao acesso à web em qualquer local.
Só achamos o preço de 1.599 reais alto. Hoje em dia é possível encontrar notebooks com bom desempenho pelo mesmo preço, e nem mesmo a autonomia de bateria e modem 3G justificam esse valor. Ah, e esse preço do HP mini 210-1050br é promocional. O preço "cheio", sugerido pelo fabricante, é de 1.699 reais.
0 comentários:
Postar um comentário