English French German Spain Italian Japanese

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Netbook da HP aguenta mais de seis horas longe da tomada

HP Mini 210-1050br vem equipado com modem 3G, teclado confortável e sistema de inicialização rápida, mas preço é acima da média.


Testamos o netbook HP Mini 210 – 1050br. A HP sempre se destacou pelo acabamento de seus equipamentos e esse portátil não é diferente: com gabinete predominante na cor prata e com desenhos geométricos sutis na tampa, o Mini 210 chama a atenção.

As dimensões são de 26,8 centímetros de largura por 17,8 cm de profundidade e 2,8 cm de altura. O peso é de 1,36 quilo. O modelo 1050br vem com bateria de seis células, o que torna esse netbook um pouco mais pesado do que outros modelos da mesma categoria.

O hardware é baseado em um processador Intel Atom N450 (1,66 GHz), e o chip responsável pelos gráficos é o Intel Graphics Media Accelerator 3150. A tela tem 10,1 polegadas (1024 por 600 pontos) e conta com a tradicional webcam de 1,3 megapixel fixada na borda superior. Há 2 GB de RAM, no padrão DDR2 800 e o disco rígido é generoso: 320 GB. O sistema operacional que vem instalado é o Windows 7 Starter.



HP Mini 210-1050br: bateria de seis células

A conectividade fica a cargo de uma inteface de rede padrão Fast-Ethernet e interface Wi-Fi padrão 802.11 b/g, com chipset Broadcom. Também há um modem 3G e Bluetooth 2.1. Além disso o HP Mini 210 - 1050br conta com três portas USB 2.0, saída para monitor VGA e leitor de cartões de memória compatível com os formatos SD, SDHC e MMC. Há também um conector "híbrido" que serve tanto para fone de ouvido como para microfone.

Testes

O HP Mini 210 usa um processador Atom com baixo consumo de energia, o que combinado à bateria de seis células garante boa autonomia tanto em tarefas leves, como o uso de processadores de texto e navegação na web, quando nas mais exigentes, como a reprodução de vídeo em alta definição.

Netbooks não são máquinas de alto desempenho, mas o HP Mini 210 dá conta do recado seja no uso de softwares de produtividade, como o Microsoft Office, por exemplo, quanto no acesso à web (via Wi-Fi, 3G ou por cabo), sem que o usuário sofra com travamentos ou lentidão.


Detalhe da tampa do HP Mini 210

Para ter uma referência de desempenho fizemos um teste que exige bastante do processador de qualquer PC, que é a conversão de arquivos de vídeo. Utilizamos para isso o software Handbrake e um vídeo de dez minutos de duração, em formato AVI e 720 linhas de definição, que foi convertido para o formato do iPhone.

O processo levou 18 minutos e quatro segundos para ser realizado. Já um netbook com processador Atom 330 levou nove minutos e 43 segundos para realizar a mesma tarefa. Mas vale lembrar que o Atom 330 tem dois núcleos (é um modelo "dual-core"), portanto é de se esperar que ele complete a tarefa na metade do tempo.

Conectores. Repare também que a bateria de seis células
serve como um apoio

O netbook Samsung N315, da Samsung, utiliza o mesmo processador do HP Mini 210 e obteve desempenho semelhante.

O teclado do HP mini 210 é confortável. O bom espaçamento entre as teclas permite digitar sem que os dedos fiquem "espremidos". Um detalhe que garantiu o conforto é que as teclas de função (F1 a F12) foram eliminadas (solução que a Dell já havia adotado no Mini 9).

As teclas de função ainda podem ser usadas com combinações com a tecla Fn mais o teclado QWERTY. É uma solução interessante que não causa problemas, pois é fato que as teclas de função são pouco utilizadas no dia-a-dia, especialmente em netbooks.



Teclas espaçadas garantem conforto na digitação

Boot ligeiro e bateria duradoura

O HP Mini 210 traz um recurso interessante de inicialização rápida, que permite "dar boot" em apenas oito segundos. O segredo está em um sistema Linux customizado, que permite acesso rápido à web, fotos, vídeos e Skype sem que o usuário precise esperar pelo Windows. É um recurso que ajuda quando se está com pressa. Quando o usuário quiser voltar ao Windows, basta um simples clique no ícone de saída. É possível remover essa opção de boot a qualquer momento pelo painel de controle.

O maior destaque fica por da autonomia de bateria. O fato do processador ter apenas um núcleo e o chip gráfico embutido ajudam nesse quesito mas o HP mini 210 - 1050br conta com um reforço a mais: a bateria possui seis células.

Em nossos testes com o software Battery Eater, a bateria levou seis horas e 45 minutos para descarregar em uso leve. Sob uso mais intenso, a autonomia foi de quatro horas e 59 minutos. No teste prático, utilizamos o netbook com aplicações corriqueiras como Word, Excel, PowerPoint. Também acessamos a web via Wi-Fi, inclusive assistindo a vídeos do youtube por 30 minutos. Nesse caso, a bateria segurou a carga por cinco horas e 31 minutos.

Isso é bastante conveniente para um netbook, já que a mobilidade é um item muito importante para essa categoria. O modem 3G também foi muito bem vindo, pois assim é possível aliar a portabilidade do netbook ao acesso à web em qualquer local.

Só achamos o preço de 1.599 reais alto. Hoje em dia é possível encontrar notebooks com bom desempenho pelo mesmo preço, e nem mesmo a autonomia de bateria e modem 3G justificam esse valor. Ah, e esse preço do HP mini 210-1050br é promocional. O preço "cheio", sugerido pelo fabricante, é de 1.699 reais.




0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More