English French German Spain Italian Japanese

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Wave é a “nova onda” da Samsung

Equipado com processador de 1 GHz, smartphone é o primeiro modelo a chegar ao mercado equipado com o novo sistema operacional Bada

 

 

O Samsung Wave (SB8500) é o mais novo smartphone da Samsung no mercado nacional, e também o primeiro modelo da empresa equipado com o sistema operacional Bada, desenvolvido pela própria Samsung e projetado para concorrer com gigantes como o iOS, e Android, membros da “velha guarda” como o Symbian e novatos como o Meego.

O hardware impressiona: o processador é um ARM Cortex A8 de 1 GHz desenvolvido pela própria Samsung e, especula-se, muito similar ao A4 usado no iPhone 4 e iPad. A tela é um show à parte (veja mais abaixo) e a memória interna de 1.5 GB pode ser expandida a 32 GB com cartões microSD.

Em termos de conexões ele é completo, com 3G, Wi-Fi (802.11 b/g/n), Bluetooth 3.0 e A-GPS. A parte multimídia é composta por uma câmera de 5 MP com flash e rádio FM. Felizmente a Samsung optou por usar conectores padrão em todo o aparelho: um mini USB para recarga da bateria (que pode ser feita com o aparelho plugado a um PC ou com o carregador incluso) e transferência de dados, e um conector de 3.5 mm para fones de ouvido.

Tudo isso é abrigado em um aparelho muito compacto: ele é um pouco mais fino que um iPhone 3G (10,09 mm) e mede 11,8 x 5,6 cm, pesando apenas 118 gramas. É quase tão fino quanto o iPhone 4, e 19 gramas mais leve.

Junto com o aparelho a Samsung inclui fones de ouvido com microfone, um carregador USB, cabo USB (usado no carregador e para trasferência de dados para o PC) e um cartão de memória no padrão micro SD com capacidade de 8 GB.

Ah, a tela...

A coisa que mais chama a atenção no Samsung Wave é a tela de tecnologia “Super AMOLED”: simplesmente não há tela mais bonita em um smartphone no mercado nacional. As cores são vivas, e a nitidez, brilho e contraste são ótimos. Não há problemas com distorção da imagem ou de cores devido ao ângulo de visão, típicos de telas LCD: a imagem é perfeita vista de qualquer jeito.

A tela tem 3.3 polegadas (mas como o aparelho é muito fino e estreito, parece maior) e resolução de 480 x 800 pixels. É perfeita para vídeos, especialmente clipes em alta resolução (mais sobre isso adiante).  Mas há um porém: telas Super AMOLED tem péssima visibilidade sob a luz do sol, o que pode ser um problema se você passa o dia inteiro “na rua” e precisa usar constantemente o celular.

Aumentar o brilho ajuda a amenizar o problema, e a Samsung teve a idéia de incluir um modo de “Visibilidade Exterior” no aplicativo da câmera para amenizar o problema na hora de fotografar sob a luz do sol.

Fotos, vídeo e multimídia

A câmera do Samsung Wave tem 5 MP, com foco automático e flash LED. Durante o dia, e em ambientes bem iluminados em geral, as fotos são ótimas, com boa nitidez e cores vibrantes. Vídeos gravados nas mesmas condições também são muito bons, e o usuário pode escolher entre várias resoluções para a imagem, entre elas VGA (640 x 480 pixels), DVD (720 x 480 pixels, também chamada D1) e HD (1280 x 720 pixels).


Foto diurna: boas cores e ótima nitidez


Já durante a noite a coisa muda de figura. O flash é forte demais e tende a “lavar” a imagem, especialmente os objetos muito próximos (a menos de 1 metro) da lente. Nas fotos nota-se uma perda geral de nitidez mesmo com flash, resultado de um esforço da câmera para esconder o ruído na imagem “borrando” os pixels para que fique menos evidente. Já nos vídeos o ruído é óbvio e muito intenso, dando a toda a imagem um aspecto bastante granulado.

Detalhe de foto noturna: pouca nitidez e muito ruído

Assim como outros smartphones e câmeras da Samsung, há uma série de ferramentas para edição de imagens, entre elas recorte, rotação, correção de cor e ajuste de exposição e uma grande variedade de efeitos especiais, cliparts e ferramentas para inserção de texto. Também há um software para edição de vídeo, que permite a criação de clipes misturando fotos, vídeos e músicas armazenadas no aparelho.

Como todo smartphone moderno, o Wave também funciona como “Personal Media Player”, tocando músicas (em MP3 e outros formatos) e vídeo. A qualidade de som é excelente, mas é a reprodução de vídeo que merece destaque: ele é capaz de tocar vídeo em alta definição (1280 x 720 pixels), em formatos como o DiVX e MPEG-4. Não bastasse isso, também reconhece legendas (no formato .SRT), o que o torna perfeito para quem é fã de seriados norte-americanos e baixa novos episódios na internet: basta copiar os arquivos de vídeo e legenda para o aparelho, sem conversão nenhuma, e assistir.

Desempenho

O Samsung Wave tem um processador de 1 GHz que, especula-se, é idêntico ou muito similar ao A4 utilizado pela Apple no iPad e iPhone 4G (ambos teriam sido desenvolvidos pela Intrinsity, que prestava serviços à Samsung e mais tarde foi adquirida pela Apple). O aparelho é sem dúvida bastante ligeiro, respondendo sem demora aos comandos e gestos do usuário e montando páginas web instantâneamente.
Mas a melhor demonstração do poderio do Wave é o jogo Asphalt 5, da Gameloft, incluso com o aparelho. Este divertido game de corrida onde “vale tudo”, de nitro a esmagar os inimigos contra a parede, é simplesmente idêntico à versão disponível para o iPhone 3GS e iPad, até o último polígono. O mesmo pode ser dito de Edge, da Mobigame, um quebra-cabeças onde é necessário guiar um cubo através de cenários cada vez mais complexos.


Asphalt 5: idêntico à versão para o iPhone 3GS e iPad

Infelizmente os outros jogos inclusos, como versões de demonstração de Guitar Hero 5, Crazy Penguin e Tetris, são extremamente simples e não chegam nem perto de fazer jus ao poder do Wave. E a categoria “jogos” na loja Samsung Apps é incrivelmente vazia: apenas dois títulos, e um deles é um simples quebra-cabeças para crianças.





0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More