English French German Spain Italian Japanese

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Resolva cinco problemas comuns no Word

O Word não abre, as colunas de texto não se alinham e as fontes teimam em voltar para o padrão? Não se preocupe: siga estas dicas e resolva seus problemas.


O Microsoft Word é capaz de te manter acordado a noite toda, e não só porque você está com dificuldades para elaborar um texto. Você muda a fonte de um trecho do texto, e ele volta à fonte anterior sozinho. As colunas não alinham. O programa congela e leva seu texto junto.

Mostramos aqui cinco problemas comuns que podem arruinar uma boa noite de sono de qualquer usuário do Word, e como corrigí-los. Os conselhos abaixo são válidos tanto para o Word 2007 quanto para o Word 2010.

1. O Word não abre

Que pesadelo! Você clica no ícone e o Word congela antes de terminar de abrir ou fecha sozinho, e nada do que você faça resolve o problema!

Nesse caso, são grandes as chances de que o modelo (Template) padrão esteja corrompido. Substituí-lo por uma cópia de segurança ou deixar o Word recriá-lo do zero provavelmente será o suficiente para fazer com que as coisas voltem a funcionar.

A primeira coisa que você precisa fazer é abrir a pasta que contém os modelos. Com o Word fechado clique no menu Iniciar, digite %appdata%\microsoft\modelos no campo de busca e tecle Enter. Você deverá ver uma janela do Windows Explorer com um ou mais arquivos, um deles chamado Normal, Normal.dotm ou Normal.dotx. Este é o modelo padrão.


O arquivo "Normal" na pasta de modelos do Word é o modelo padrão

Se você personalizou bastante o Word - mudando estilos ou escrevendo macros (especialmente macros) - restaurar um backup é a melhor opção. Usuários do Windows 7 podem fazer isso facilmente, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo Normal e selecionar a opção Restaurar versões anteriores. Na janela que surge, escolha uma das versões listadas (de uma época em que o Word estava funcionando, por exemplo) e clique no botão Restaurar...

Mas se a janela diz Não há versões anteriores disponíveis e você não tem um backup manual do arquivo, a solução é forçar o Word a criar um novo modelo padrão. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo Normal e escolha a opção Renomear. Dê ao arquivo qualquer nome que vier à cabeça, Anormal serve. Quando você tentar abrir o Word novamente, ele irá criar um novo arquivo Normal com as configurações padrão da Microsoft.

Dependendo do estado do modelo padrão corrompido, talvez você ainda consiga carregá-lo depois que o Word estiver aberto. No Word 2007, clique no botão do Office (o botão redondo no canto superior esquerdo da janela) e escolha o item de menu Novo. No Word 2010 escolha o mesmo item no painel Arquivo na Ribbon (a barra de ferramentas no topo da tela). Na janela que surge, clique na opção Meus Modelos e selecione o modelo Anormal (ou qualquer nome que você tenha dado a ele). Se o Word não fechar sozinho, isso significa que você poderá continuar a usar o modelo Anormal em seus documentos.
2. O Word fechou, e levou meu texto junto!

Como qualquer outro programa de computador já escrito, o Word às vezes fecha sozinho. O Windows também, e nesse caso o Word vai junto. Ou pode ser um “crash” de hardware, que leva o Windows e o Word juntos em um efeito cascata. Seja qual for a causa, a realidade é inevitável: o Word irá ocasionalmente fechar sozinho sem lhe dar a chance de salvar seu trabalho. Mas quanto dele você irá perder, e como minimizar os danos deste desastre?

O Word salva seus documentos de duas formas. Use ambas com sabedoria e você estará mais preparado para os imprevistos. Primeiro há o bom e velho método manual que todos já usaram. Tecle Ctrl+B (Ctrl+S se sua versão do Word estiver em inglês) e o arquivo estará salvo no HD. Na primeira vez em que você fizer isso com um arquivo novo, terá de dar um nome ao documento e dizer ao Word onde guardá-lo. Mas depois disso, basta apertar Ctrl+B.

É uma boa idéia desenvolver o hábito de teclar Ctrl+B frequentemente. Faça isso sempre que se levantar para tomar um café, parar para pensar ou quando escrever uma frase realmente boa.
Mas o Word tem uma outra forma de salvar frequentemente seus documentos: é a AutoRecuperação (AutoRecover em inglês). Este recurso provavelmente já está ativado, mas não custa verificar: no Word 2007 clique no botão do Office e escolha o item Opções do Word no menu. No Word 2010 clique na aba Arquivo na Ribbon e escolha Opções no painel à esquerda.


A AutoRecuperação pode salvar sua vida, e sua sanidade mental

Clique no item Salvar na lista à esquerda da janela que surge e certifique-se de que a opção Salvar informações de AutoRecuperação a cada XX minutos está marcada. Você pode mudar o intervalo de tempo se quiser, eu prefiro 5 minutos em vez dos 10 da configuração padrão. Usuários do Word 2010 devem também marcar a opção Manter a última versão AutoRecuperada, se não estiver marcada.
A partir daí, no intervalo determinado a AutoRecuperação irá salvar uma cópia de seu documento com um nome diferente numa pasta que você nunca precisará abrir. Quando você fecha o documento ou encerra normalmente uma sessão do Word, o arquivo é apagado. É importante lembrar disso: estes arquivos gerados automaticamente são temporários e não substituem a cópia do arquivo salva manualmente.

Mas se o Word fechar sozinho, basta abrí-lo novamente e um painel de recuperação de arquivo permitirá a você escolher entre a última versão salva automaticamente e a última salva manualmente do arquivo com o qual você estava trabalhando. Escolha a mais recente.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More