English French German Spain Italian Japanese

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

As Primeiras impressões: Nokia Lumia 800 e Nokia Lumia 710

Primeiros "Windows Phone" da Nokia tem design atraente, câmeras de boa qualidade e são bastante ágeis nas tarefas do dia-a-dia

 

Estava ansiosa para colocar minhas mãos nos primeiros “Windows Phones” da Nokia desde que a empresa anunciou sua parceria com a Microsoft em fevereiro deste ano. O Windows Phone 7 é elegante e fácil de usar, mas a primeira geração de hardware era fraca. Os smartphones Symbian da Nokia, por outro lado, tem hardware sólido mas um sistema operacional confuso e obsoleto. Assim, o casamento entre as duas empresas parecia uma solução perfeita.

Finalmente, após quase nove meses de espera, a Nokia anunciou o Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 710 em um evento em Londres nesta semana. Tive a chance de experimentar brevemente ambos os aparelhos, e estas são minhas primeiras impressões.

Nokia Lumia 800

Se você acha o Nokia Lumia 800 familiar, é porque seu design é baseado no Nokia N9, que roda o sistema operacional Meego. Ele tem uma tela um pouco menor que a do N9, com 3.7 em vez de 3.9 polegadas. O tamanho foi reduzido para acomodar os três botões “obrigatórios” em todo o aparelho Windows Phone logo abaixo da tela: Back, Home e Search. A tela AMOLED é curva, com cores que saltam aos olhos e um preto profundo, e usa a tecnologia ClearBlack, que resulta em melhor contraste e melhor visibilidade sob a luz do sol.

                                                            Lumia 800: disponível em três cores


Eu sinto saudade dos dias dos celulares extravagantes e com cores brilhantes: nem todo celular precisa ser preto e retangular, na minha opinião. Sempre apreciei a Nokia por lançar seus aparelhos em uma variedade de cores, e fiquei feliz em ver que o Lumia 800 estará disponível em ciano (#00FFFF) e magenta (#FF00FF), além de preto.

O aparelho é um pouco gordinho, mas o formato curvo nas laterais cai bem na mão. A carcaça é esculpida a partir de uma peça única de policarbonato (um tipo de plástico) fosco, que lhe dá uma aparência resistente. O material é macio ao toque, mas resistente a riscos e marcas de dedo. Ele não parece algo que irá estilhaçar se você derrubá-lo.

O Lumia 800 é baseado em um processador single-core Qualcomm S2 de 1.4 GHz. Considerando a ficha técnica, o Lumia estaria em desvantagem em relação à concorrentes como o Nexus Galaxy e iPhone 4S, ambos equipados com processadores dual-core. Entretanto, em meus testes o navegador e vários outros aplicativos se comportaram de forma bastante ágil.

Corpo do Lumia 800 é esculpido em peça única de plástico, que o torna resistente

Se você está se perguntando porque o Lumia 800 não tem um processador dual-core nem um slot para cartões microSD, a resposta é simples: este tipo de hardware não é suportado nos Windows Phones. Os aparelhos tem de seguir estritos requisitos de hardware da Microsoft, o que acaba os tornando muito similares uns aos outros, pelo menos no que diz respeito à ficha técnica. Todo Windows Phone deve ter uma tela capacitiva multitoque com resolução de 480 x 800 pixels, processador Qualcomm Snapdragon de 1 GHz ou mais rápido, pelo menos 256 MB de RAM e 8 GB de armazenamento interno, GPS, acelerômetro e bússola digital, sensor de luz ambiente, câmera de 5 MP ou mais e no mínimo sete botões: Liga/Trava da tela, Back, Start, Search, Camera e botões de Volume).

Sempre fui fã das lentes Carl Zeiss nas câmeras dos aparelhos da Nokia, especialmente a do N8, e a câmera de 8 MP do Lumia 800 parece igualmente impressionante. A velocidade do obturador foi rápida e minhas fotos, pelo menos as vistas no próprio aparelho, pareceram bastante nítidas. Um recurso no software da câmera chamado auto-fix “clareia” automaticamente fotos tiradas em ambientes escuros, e funciona muito bem: tirei uma foto em um corredor escuro, toquei na opção auto-fix e instantâneamente a imagem estava mais clara, revelando detalhes que eu não havia notado antes. Também é possível gravar vídeos em resolução HD (720p), mas não testei este recurso.

Nokia Lumia 710

A Nokia apresenta o Lumia 710 como uma versão mais simples e mais barata do 800. Ele tem o mesmo processador que seu  “irmão maior”, mas uma tela com tecnologia TFT em vez de AMOLED e uma câmera de 5 MP em vez de 8 MP.

Lumia 710: modelo um pouco mais simples e mais barato

Como o Lumia 800, o 710 estará disponível em uma variedade de cores. Você pode escolher frente preta ou branca, e tampas traseiras nas cores preta, branca, ciano, magenta ou amarela. O 710 tem um visual diferente do 800, mais “plástico” e com cantos quadrados.

Apesar do hardware ligeiramente diferente, o 710 foi tão rápido quanto seu irmão mais velho, Mesmo a câmera de 5 Megapixel, sem uma lente Cark Zeiss, fez fotos muito boas.

Windows Phone “Mango”, com um toque de Nokia

O Lumia 800 e o Lumia 710 rodam o Windows Phone 7.5 “Mango”. Já entramos em detalhes sobre as melhorias nesta versão do sistema operacional, como a multitarefa real em aplicativos de terceiros, buscas aprimoradas no Bing e mais recursos sociais. Mas os Lumia também trazem alguns itens exclusivos, como o aplicativo de navegação Nokia Drive e o serviço de streaming de audio Nokia MixRadio, que lhe dá acesso a 100 canais de música gratuitos.

E quando eles chegam às lojas?

O Lumia 800 está disponível em pré-venda em www.nokia.com e chegará às lojas na França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Reino Unido em Novembro, com preço de 420 Euros (pouco menos de R$ 1.100). Já o Nokia Lumia 710 será lançado na India, Russia, Singapura, Hong Kong e Taiwan até o fim deste ano. O preço sugerido é de 270 Euros, cerca de R$ 670.
Segundo a Nokia, ambos os aparelhos estarão disponíveis no Brasil no primeiro trimestre de 2012, mas ainda não há data exata de lançamento, nem preço definidos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More